segunda-feira, julho 12, 2010

Copa das Oportunidades.



Fazendo uma pesquisa na internet sobre o tema “Uma Copa de Oportunidades” percebi que são inúmeras as possibilidades de trabalho, de negócios e de certa forma desenvolvimento com a chegada de um grande evento esportivo no País.

Na área do turismo as cidades próximas as sedes onde serão disputadas as partidas já se organizam no sentido de se tornarem cidades dormitórios para turistas e delegações. As secretarias de turismo se empenham na realização de encontros para traçarem metas e objetivos na área de turismo e de produtos diversos.

A Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre, por exemplo, lançou no dia 25 de março o programa “Turismo Fazendo Escola” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O programa irá introduzir nas atividades escolares do município temas relacionados à educação para o turismo sustentável que sensibilizem as crianças em relação aos equipamentos e atrativos da Capital, sua utilização com responsabilidade e os benefícios que a atividade turística traz para a qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento econômico e social da cidade. A médio e longo prazo, o objetivo é estabelecer nos cidadãos, desde a infância, um vínculo maior com Porto Alegre como cidade turística e destino de visitantes de várias partes do mundo durante a copa do mundo de 2014.

Sendo assim cada um poderá ser um guia de turismo com o conhecimento da região em que reside, seja na capital, grande Porto Alegre ou Serra Gaúcha.

O Brasil terá um retorno de 142 bilhões de reais, mas para isso terá que investir quase 30 bilhões de reais. As cidades sede receberão em torno de 15 bilhões de reais de investimento em infra estrutura e este dinheiro, segundo os especialistas, deverão ser investidos na construção de estádios e no nosso maior problema que é o transporte público e as vias de acesso.

No caso dos estádios novos, esse investimento se pagaria com os espetáculos posteriores ao mundial, mas já no transporte não tem muito que se fazer, tendo em vista que um metrô levaria mais de três anos para a obra ser concluída.

Uma saída encontrada seria o decreto de feriados nos dias de jogos, o que aliviaria o transporte do volume normal do dia a dia dos brasileiros visto que essa prática de feriado já é comum nos jogos da copa.

Ainda falando de investimentos o presidente da IBM Cezar Taurion acredita num crescimento grande na área de tecnologia da informação. Investimentos nesta área possibilitaria uma maior organização nas vias de acesso aos estádios desviando o transito para caminhos menos movimentados através de sinais de trânsitos inteligentes.

As linhas de ônibus e trens também poderão ser controladas com mais precisão nos horários através desta tecnologia, um hospital, por exemplo poderá agendar suas consultas através de senhas via celular que poderão passar outras informações como transito e horários dos transportes.

Historicamente toda vez que existe num determinado pais ou cidade um ciclo de investimentos tão grande quanto nós vamos receber o varejo acaba sendo altamente impactado.

Ano passado foi a primeira vez na história que a população das cidades superou a população do campo. De acordo com a ONU em 2050 70% da população vai viver nas cidades e isso traz um desafio muito grande, onde as cidades para sustentar este crescimento precisam trabalhar de uma forma eficiente, e uma alternativa para isso é o uso da tecnologia que aplicada a projetos de infra estrutura podem prover ao cidadão uma qualidade de vida melhor.

A tecnologia já foi responsável por uma das grandes transformações do mundo com o advento do comercio eletrônico, a era do e-business. Através dele podemos fazer transações comerciais e nos comunicar através da internet diminuindo a circulação pelas ruas dos grandes centros.

Sendo assim concluímos que mega eventos esportivos são de fato impulsionadores para a modernização das cidades seja na área do turismo, cultura, infra estrutura e tecnológica.

Nenhum comentário: