terça-feira, abril 13, 2010

Tirando as teias do Blog



Tenho estudado bastante e ando sem tempo para escrever aqui, o que não significa que não ando escrevendo pois nos estudos se produz muito texto, hora concordando hora discordando.

Quem estuda deve antes de tudo estar em busca do conhecimento, deve estar preparado para a pesquisa, ir a fundo no texto, no assunto, fazendo ligações entre autor, idéias, fatos e contexto histórico se for o caso.

Segundo Freire, estudar é estudar o estudo de quem, estudando, o escreveu. É reinventar, recriar, reescrever. Ser o sujeito na leitura, participar e contestar.

Deve travar um diálogo mental com o autor através da idéia do texto que vira um instrumento mediador entre os dois. O leitor-estudante precisa produzir seu texto sem se preocupar se terá que concordar ou não com a posição Ideológica e filosófica do autor que ao confrontá-la com a sua realidade produz texto se transformando em sujeito, produzindo suas próprias idéias. Do contrário você seria mero espectador, um objeto consumidor de idéias.

O conhecimento é a relação do sujeito (o conhecedor) com o objeto conhecido por nós.
O sujeito é o ser humano que construiu inteligência, construiu um interior capaz de lidar e manipular o exterior. O objeto é a representação do seu pensamento, quando sujeito, do externo.

Embora os céticos defendam a idéia de que o homem não tem possibilidade de conhecer a verdade através do Dogmatismo Crítico o ser humano (sujeito) através do conhecimento do objeto pode chegar a verdade mediante esforço conjunto dos sentidos e da inteligência, de métodos de trabalho racional e científico.

Sobre tudo se deve ter o desejo, o interesse pelo conhecimento, buscar significados e sentidos para as coisas. Pois se na busca do conhecimento da verdade acabamos desvendando a realidade, o conhecimento passa a ter a função primordial de compreensão da realidade.

Nenhum comentário: