quarta-feira, junho 15, 2005




Entenda o porque de toda essa lama.

O deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB e acusado de envolvimento em suposto esquema de corrupção nos Correios e no Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) - acusações que levaram a um pedido de CPI que o governo quer enterrar -, afirma em entrevista publicada na "Folha de S. Paulo", que o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, pagava uma mesada mensal de R$ 30 mil a parlamentares do PP e do PL em troca de apoio no Congresso.

A mesada, que o deputado chama de "mensalão", teria sido paga, segundo Jefferson, até janeiro, e só acabou depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado pelo próprio deputado. Lula, diz Jefferson, teria chorado ao saber do esquema. Antes, o presidente do PTB teria comunicado o fato aos ministros José Dirceu (Casa Civil) e Antônio Palocci (Fazenda), mas a prática continuou.

Ele conta que em janeiro disse a Lula "Presidente, o Delúbio vai botar uma dinamite na sua cadeira. Ele continua dando o ´mensalão´ aos deputados." "Que ´mensalão´? Jefferson explicou e Lula teria chorado. Depois da conversa, diz ele, "a fonte secou". Sobre a lógica da mesada Jefferson afirma: "É mais barato pagar o exército mercenário do que dividir o poder." O deputado fez nomeações para cargos importantes do governo, favorecendo correligionários e familiares de politicos.

Mas parece que o país, em especial nossos políticos tem memória curta, pois o mesmo Deputado Roberto Jefferson fazia parte da chamada “tropa de choque” do governo Collor e defendia com unhas e dentes o “não” ao impitman do então presidente Fernando Collor de Mello. Lembram disso ????

Um comentário:

Anônimo disse...

Opa muito boa a explicação desse caso antigo!, a melhor explicação, mais sucinta e clara q eu já vi!! haha

Parece q nós q só vemos jornal pela TV ficamos meio q boiando no caso e naum entendemos muito bem oq aconteceu.